top of page

Da gestação ao pós parto, um cuidado especial


A gravidez é um momento único na vida de uma mulher... Os hormônios entram em ebulição e a torrente de emoções fortes tomam conta da alma feminina. O anúncio de que está esperando um filho, as alegrias, surpresas, o primeiro sapatinho, a primeira ultrassonografia para ouvir o coraçãozinho... Tudo é alegria e bênção. Mas para que a gestação tenha êxito em todos os sentidos, a mulher precisa se cuidar; O acompanhamento com um bom obstetra faz parte desse processo, mas além desse profissional, é importante que a mamãe procure o acompanhamento fisioterapêutico a partir da quinta semana de gestação.


Mas o que a fisioterapia tem de bom para a gestante?


O acompanhamento fisioterapêutico em obstetrícia tem a função de ajudar a mulher a adaptar-se às alterações corporais durante a gestação e possibilitar o máximo de conforto e segurança com técnicas de massagem corporal, cinesioterapia e drenagem linfática, para minimizar desconforto nas costas e pernas. Além disso, o períneo da gestante é preparado para suportar a sobrecarga de peso vindo do bebê, prevenindo incontinência urinária, fecal e prolapsos urogenitais.

Algumas gestantes apresentam problemas ortopédicos durante a gravidez, sentindo dores e formigamento nos punhos, dores no púbis, no cóccix e o tratamento fisioterapêutico especializado reabilita a gestante a ter sua funcionalidade de volta. Outro aspecto importante é que a fisioterapia obstétrica ajuda a futura mamãe a controlar o ganho de peso.

A mulher que deseja o parto natural deve ter maior atenção a estas indicações e precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Os músculos do períneo são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, sendo estirados com a passagem do bebê.

Técnicas de respiração, posturas, relaxamento e expulsão são ensinadas para que o trabalho de parto ocorra de uma maneira tranquila e agradável e o pai também pode participar de algumas sessões para se preparar para ajudar nesse momento tão importante.


Pós parto


O bebê nasceu trazendo alegria e sentimento de renovação para toda a família, além do incrível sentimento de ser mãe. Algumas mulheres ficam inseguras quanto as funções perineais no que se refere à sexualidade e também podem apresentar quadros de incontinência urinária ou fecal. As mulheres que passaram pela episiotomia (corte no períneo) são as que mais apresentam disfunções nessa musculatura.

A reabilitação perineal é um muito tratamento não invasivo que fortalece a musculatura perineal, prevenindo e tratando as disfunções dessa região e quanto mais cedo o tratamento for solicitado, maiores e melhores a chances de recuperação.

A episiotomia pode deixar o períneo muito dolorido dificultando as relações sexuais diminuindo a auto-estima feminina. A massagem cicatricial, técnicas de relaxamento perineal contribuem para o restabelecimento da função, permitindo relações sexuais sem dor e sem traumas.

Além desse cuidado, toda mulher ao final da gestação quer voltar ao peso que tinha antes da gravidez e o fisioterapeuta é o profissional ideal para esse processo, visto que estuda a fundo as alterações da gravidez, parto e pós parto, compreendendo cada ciclo desse processo.

Outra função do fisioterapeuta, é prestar consultoria de aleitamento materno, cuidado com as mamas antes e após a gestação e incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

Portanto, para ter mais saúde, disposição e curtir a gestação em toda sua plenitude

procure um fisioterapeuta pélvico.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Horário de Funcionamento

Clínica PLAMEC: Ter e  Qua das 12h às 17h  

 

Entre em contato para mais informações

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Seguir

  • Wix Facebook page

© 2015 por Dra Débora Guedes

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page