top of page

Você sabe o que é vaginismo?


Toda mulher precisa viver sua sexualidade de forma plena, livre e prazerosa. Ter vida sexual saudável e feliz faz parte de uma vida com alta qualidade, porque o sexo faz bem para o corpo e para a alma. Porém, as disfunções sexuais femininas afetam a qualidade de vida de mulheres e o relacionamento com seus parceiros. Entre as várias disfunções sexuais femininas existentes, vamos falar sobre o vaginismo.

Em nosso consultório, muitas mulheres chegam inseguras, ansiosas, as vezes até depressivas, porque o vaginismo as impede de exercer sua sexualidade. Mas o que é vaginismo? Vaginismo é caracterizado pela dificuldade presente e recorrente de permirtir a introdução do pênis, dedo ou outros objetos na vagina. Nessa disfunção sexual, a mulher contrai de forma involuntária a musculatura perineal e parte interna da coxa, ou seja, os adutores. Ele pode ser dividido em duas formas: A primária, quando a penetração não é completa, ou seja, entra apenas uma parte do pênis, tampão, espéculo ou dedo e a secundária, quando não há possibilidade alguma de penetração vaginal e pode ser causado pela dor no primeiro ato sexual, experiências traumáticas na infância (abuso sexual e/ou estupro), causas socioculturais como crenças religiosas, tabus, família e educação repressora, conflitos emocionais, traumas físicos, sequelas cirúgicas… E como a Fisioterapia Pélvica trata essa disfunção sexual? Como se trata de uma disfunção sexual caracterizada pela contração involuntária dos músculos perineais, primeiro é preciso quebrar o ciclo dor-contração-medo-dor. Após a quebra desse ciclo, utilizamos eletroestimulação para fadigar as fibras musculares e também diminuir o quadro de dor, biofeedback para induzir a musculatura ao relaxamento, promovendo consciência perineal à paciente. Orientamos exercícios para que a mulher execute em casa e prescrevemos em receita, artigos de sex shop para que essa mulher introduza em seu canal vaginal. O número mínimo de sessões para o tratamento são dez, mas isso NÃO significa dizer que dez sessões sejam suficientes. O tratamento de vaginismo pode ser demorado, dependendo da condição psicológica e/ou emocional da mulher. Por isso, encaminhamos a paciente para fazer psicoterapia.

Agora que você já sabe o que é vaginismo e como a fisioterapia pélvica atua em seu tratamento, não sofra mais com disfunção sexual. Se esse é seu caso ou se você conhece alguém que passa por este problema, tranquilize a pessoa e informe que vaginismo tem solução! No mais, viva com entusiasmo, alegria, gratidão e exerça sua sexualidade de forma plena, livre e feliz!



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page